sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PURIFICAÇÃO DA ÁGUA





Se você está pensando em sair para uma pedalada por lugares onde não existe o tratamento adequado da água, não deixe e ler este post redigido para apresentar as opções e dicas para  potabilização da água.

É importante salientar que nem toda água com aparência cristalina está insenta de contaminantes ou outras substâncias nocivas ao organismo.

Também não se deve apoiar-se totalmente nos métodos e produtos comercialmente disponíveis como fonte 100% no tratamento da água. Nos casos de dúvidas sobre a qualidade do líquido é importante realizar a combinação de formas de tratamento, seja por fervura ou utilizando o método SODIS Solar Desinfection (Desinfecção Solar).

O método SODIS para quem não conhece por este nome, deve conhecer pela sua execução. Inicialmente este método foi utilizado por comunidades pobres da África. Trata-se de uma metodologia desenvolvida por uma agência de pesquisa em tecnologia ambiental da Suíça. Resumidamente, a técnica utiliza a exposição solar como forma de potabilização, através da colocação de garrafas pet transparentes diretamente ao sol, durante o periodo de 6 horas. Como está técnica é muito demorada para as condições de viagem de bicicleta, deverá ser usada durante os períodos de descanso ou mesmo durante a própria pedalada, expondo a garrafa diretamento ao sol. Lembrando que não é apenas a exposição solar, a temperatura também contribui na purificação da água.

O uso de agentes químicos também poderão ser usados na purificação. Temos vários produtos comercializados no Brasil e que podem ser encontrados facilmente em farmácias, supermercados e lojas especializadas de montanhismo ou caça e pesca.

Ambos os produtos foram testados por laboratórios credenciados e seguindo padrões e critérios de exatidão e precisão quanto a metodologia de teste, sendo capaz de eliminar os agentes contanimantes em minutos. A utilização de uso com relação as medidas são simples e pode tranquilamente ser carregado durante a viagem. É importante dizer que os produtos não alteram o gosto da água ou a sua coloração.

Este são alguns dos métodos de purificação de água passíveis de utilização numa viagem de bicicleta, por serem relativamente baratos e trazer significativa segurança aos cicloturistas. É claro que existem outras técnicas, como por filtragem ou adição de água sanitária, contudo estes modos podem ser restritivos em consequencia do valor do filtro ou por alterar o sabor da água.

É importante realizar algum método para a purificação da água, com objetivo de tornar salvaguardar a sáude durante a viagem, pois é o corpo que usamos para gerar movimento para continuidade da viagem.
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário